segunda-feira, 11 de março de 2013

Vale do Loire - Castelo de Chenonceau

O Vale do Loire também é conhecido como o Vale dos Castelos, fica  a 230 Km da capital francesa.
Após a visitação do Castelo de Chambord, um outro ponto de parada será o mais romântico dos castelos do Loire, o Château de Chenonceau.

Sobre o Castelo:
"Propriedade da Coroa e, posteriormente, residência real, o Castelo de Chenonceau, um dos mais famosos Castelos do Loire, é o testemunho de uma arte de viver requintada, pela sua conceção original, riqueza das suas coleções, mobiliário e decoração, bem como pelo seu destino, dado que foi amado, administrado e protegido por mulheres fora do comum, que marcaram a História.

O Castelo de Chenonceau, tão disputado e tão popular junto das rainhas e dos reis, surge como uma aparição no rio Cher, com a sua ponte de cinco arcos, sendo um porto de paz e um testemunho extraordinário dos encantos da Touraine e do Renascimento.
Junto a este edifício, a residência principal é constituída por um corpo central a partir do qual se erguem torres de ângulo, estando construída sobre as sólidas fiadas de pedra do antigo moinho que, no passado, se encontrava na margem direita.

Cenário
A verdadeira entrada faz-se noutro local, onde o cenário volta a ser perfeito. A Torre dos Marques, isolada num grande pátio quadrado, é o torreão do antigo edifício medieval, revisitado ao estilo renascentista, com as suas largas janelas de pinázios, a sua porta trabalhada, as suas lucarnas de pedra branca e o seu pequeno campanário.

“Castelo das Damas”
Conhecido também por «Castelo das Damas» na História de França, edificado em 1513 por Katherine Briçonnet, embelezado sucessivamente por Diana de Poitiers e Catarina de Médicis, Chenonceau foi salvo dos rigores da Revolução por Madame Dupin.
Esta marca feminina está omnipresente, preservando-o dos conflitos e das guerras para o tornar num porto de paz.
Castelo mobilado, decorado com raras tapeçarias e pinturas antigas, é o monumento histórico privado mais visitado de França, sendo envolvido por vários jardins ornamentais, por um parque e por um domínio vitícola.

Poussin, da Correggio, Rubens, Primaticcio, Van Loo…
O Castelo de Chenonceau possui uma excepcional coleção museal de pinturas de grandes mestres: Murillo, Le Tintoret, Nicolas Poussin, da Correggio, Rubens, Primaticcio, Van Loo..., bem como uma seleção extremamente rara de Tapeçarias da Flandres do século XVI.
Ao longo da sua história, este emblemático castelo sempre atraiu os talentos e inspirou os maiores artistas.

Salas ricamente mobiladas e floridas
Em Chenonceau, as decorações florais de cada uma das divisões, sumptuosamente mobiladas, conferem um requinte adicional ao conjunto.
Os seus visitantes, vindos de todo o mundo, descobrem hoje a qualidade do seu acolhimento, graças a uma visita livre ou áudio-guiada com iPod de vídeo (em 11 idiomas)."
Fonte: http://www.france.fr/pt/arte-e-cultura/castelo-de-chenonceau







Globo Repórter - Vale dos Reis (Foto: Globo Repórter)


Nenhum comentário:

Postar um comentário