quarta-feira, 6 de março de 2013

Sobre Luxemburgo

As Informações deste post foram retiradas da Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Luxemburgo

Bandeira do Luxemburgo


Grand-Duché de Luxembourg
Großherzogtum Luxemburg
Grousherzogdem Lëtzebuerg

Grão-Ducado do Luxemburgo 





Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo ou de Luxemburgo (em luxemburguês: Groussherzogtum Lëtzebuerg, em francês: Grand-Duché de Luxembourg, em alemão: Großherzogtum Luxemburg), é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Luxemburgo tem uma população de menos de meio milhão de pessoas em uma área de aproximadamente 2586 km².
Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo. A sua importância histórica e estratégica remonta a sua fundação, como uma fortaleza romana no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol ao longo da estrada quando a Espanha foi a principal potência europeia influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.
Luxemburgo está no ponto de encontro entre a Europa Românica e Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. Luxemburgo é um país trilingue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Embora seja um Estado laico, a religião predominante no país é o Catolicismo.

Idiomas

Três línguas são reconhecidas como oficiais em Luxemburgo: francês, alemão e luxemburguês, uma língua falada na região do rio Mosela, muito semelhante ao dialeto alemão falado na parte vizinha da Alemanha, que não inclui mais empréstimos do francês. Então, em princípio luxemburguês é um dialeto alemão com o estatuto de uma língua nacional. Além de ser uma das três línguas oficiais, o luxemburguês é também considerado a língua oficial do grão-ducado, é a língua materna ou "linguagem do coração" para quase todos os luxemburgueses.
Cada um dos três idiomas é usado como o idioma principal em determinados domínios. Luxemburguês é a língua que os luxemburgueses geralmente falam uns com os outros, mas não é muitas vezes escrito. A maioria dos documentos oficiais das empresas é realizado escrito em francês. O alemão é normalmente a primeira língua ensinada na escola e é a língua de grande parte da mídia e da Igreja.[22] De fato, cerca de 85% de todos os artigos publicados em Luxemburgo estão no idioma alemão, 12% são em francês e apenas 3% em luxemburguês.
O sistema de ensino de Luxemburgo é trilingue: os primeiros anos da escola primária são em luxemburguês, antes de se mudar para alemão, enquanto a escola secundária, a língua de instrução muda para francês.[23] Todavia, como proficiência em todas as três línguas é exigido para a graduação da escola secundária, metade dos estudantes deixam a escola sem uma qualificação certificada, com os filhos de imigrantes sendo particularmente desfavorecidas.[24]
Além das três línguas oficiais, o inglês é ensinado nas escolas de forma obrigatória e grande parte da população de Luxemburgo fala inglês, em qualquer caso, na cidade de Luxemburgo. O português e italiano, as línguas das duas maiores comunidades de imigrantes, também são falados por grande parte da população, mas em um número relativamente pequeno fora das respetivas comunidades.

Mapa do Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário