sábado, 6 de abril de 2013

Última Parada - Würzburg

Caminhamos para o final da viagem! Deixamos Füssen com destino a Würzburg, a última cidade da Rota Romântica. No nosso caso será a última cidade a ser visitada, pois no dia seguinte levantaremos acampamento rumo a Frankfurt para devolver o possante e pegar o vôo de volta para o Brasil.

Fonte dos dados abaixo:
http://lugaresinesqueciveis.wordpress.com/2012/07/26/wurzburg-residenz-alemanha/

Würzburg Residenz – Alemanha

Residenz
A fachada leste da Residenz
Würzburg e sua belíssima Residenz abrem com chave de ouro a Rota Romântica. Antiga residência dos príncipes-bispos de Würzburg, a Residenz foi construída entre 1720 e 1744, considerado rápido para os padrões da época. Já o seu magnífico interior só foi concluído em 1780.
residenz sul
Fachada sul
A construção combina vários estilos arquitetônicos da época, como o barroco alemão e vienense e a arquitetura dos palácios franceses. Seus donos, os condes de Schönborn, influenciaram muito a construção, pois eram grandes conhecedores e apaixonados por arquitetura.
Parta decorar o interior, convidaram artistas de toda a Europa, sendo o mais destacado deles o veneziano Giovanni Battista Tiepolo, responsável pelo impressionante afresco da escadaria central, que representa os quatro continentes. Medindo 18 x 30 metros, o afresco é um dos maiores já criados.
Tiepolo
Afresco no Salão do Jardim
O trabalho de todos os artistas resultou em um estilo chamado “Würzburg rococó”, considerada a mais exuberante de todas as variações do estilo rococó na Alemanha. Entre os salões abertos à visitação, um dos mais impressionantes é o Salão Imperial, que também conta com afrescos de Tiepolo.
Surpreendentemente, os afrescos nas abóbadas da escadaria e do Salão Imperial sobreviveram à grande destruição do dia 16 de março de 1945, quando 90% do palácio foi destruído por ataques aéreos, semanas antes do fim da II Guerra Mundial.
Residenz
Rica decoração
A reconstrução custou cerca de 20 milhões de euros e só foi concluída em 1987, com a reabertura do Gabinete de Espelho. O resultado é surpreendente. São mais de 40 aposentos ricamente decorados com móveis, tapeçarias, pinturas e tesouros do século 18.
Os jardins são uma atração à parte e valem a pena serem visitados com calma. No lado sul, árvores em forma de cone tornam o cenário encantador.
O ingresso para visitar o palácio custa 7,50 euros. Os tours guiados estão inclusos mas só são oferecidos em inglês às 11h e às 15h. Um detalhe é que somente com o tour guiado é possível visitar o Gabinete de Espelho. Confirme os preços aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário