Saindo de Cortina, seguiremos para o Norte, rumo à Austria. O destino final será a linda cidadezinha chamada Hallstatt. No trajeto, passaremos pela Grossglockner High Alpine Road, mais uma das Top Five Roads in the World!
Para apresentar Hallstatt, postei um trecho do relato de viagem da Marcelle Ribeiro, (http://viciadaemviajar.blogspot.com.br/2012/10/tudo-que-voce-precisa-saber-para.html)
Tudo que você precisa saber para visitar Hallstatt, na Áustria
Sabe quando você cisma que tem que conhecer um lugar, por mais trabalhoso que seja? Foi essa a conexão que tive com a cidade de Hallstatt, no interior da Áustria. Eu já contei aqui que a Áustria foi um país que decidimos visitar meio "na doida", porque ir para lá era a opção aérea mais barata que tínhamos depois de conhecer a Grécia e a Turquia. Ok, Áustria no roteiro, a opção óbvia era ir a Viena. Mas e de Viena, para onde? Eis que o ser humano que vos fala resolve pesquisar mais o interior do país e vê um viajante num blog indicando a cidade de Hallstatt, nas redondezas da cidade de Salzburg. "É linda, e é patrimônio da natural humanidade segundo a Unesco", disse o colega-viajante. Fica na região "dos lagos" austríacos, chamada Salzkammergut.
E aí eu resolvo procurar fotos na internet sobre Hallstatt. Linda, linda, linda. Uma cidadezinha de menos de 5 mil habitantes, espremida entre montanhas verdes e um lago. Um lugar bucólico, para ficar parado olhando o lago. "E ainda por cima, é pertinho de Salzburg, cidade que já tinha sido elogiada por uma amiga", pensei. Não....nem tão pertinho assim.
Hallstaat vista da estação de barco. Foto: Marcelle Ribeiro
Caminhamos pela cidade tirando fotos em direção à mina de sal de
Hallstatt, de onde ainda se extrai sal, mas que serve principalmente
para o turismo. No caminho, paramos para comer um sanduba de linguiça. O
tíquete para visitar a mina (que se chama Salzwelten) custou 24 euros
por pessoa, incluindo a subida e descida de funicular e o passeio
propriamente dito, que é guiado e em grupo. O site do local é http://www.salzwelten.at/en/hallstatt/saltmine/.
Prepare-se para entrar na mina com dezenas de crianças, pois elas são maioria lá. A atração, no entanto, é bem divertida mesmo para adultos, apesar dos guias serem meio enrolados. Depois de subir de funicular, você andará 20 minutos ladeira acima e terá o primeiro contato com a história da mina por meio de placas. No caminho, poderá apreciar a vista lindíssima de um mirante. Suba mais um pouco e chegue à base de onde sai o grupo. Eles vão te dar roupa especial para colocar por cima da sua, porque dentro da mina a temperatura é de cerca de 10 graus. É bom ir de tênis ou sapato antiderrapante fechado, de casaco e calça. Dali em diante, você passará por túneis dentro de uma enorme caverna de sal, sempre caminhando e poderá descer de dois escorregas bem divertidos. Lá dentro da mina, você verá vídeos que contam como a mina funciona e verá cristais de sal. É bem legal. Na saída, os turistas deixam a caverna num carrinho de madeira. Programe-se para gastar umas 3 horas no passeio no total. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário